quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tartáglia e Cardano + eq. do 3º grau

Uma das dificuldades na aprendizagem das equações do 3º grau se deve, em minha opinião, além é claro das já famosas falta de interesse (atrelados ao "para que serve isso?"), defasagens, comportamentos inadequados, etc., etc., e tal; se deve também muitas vezes a maneira como o assunto é apresentado aos nossos alunos.
Encontrei um trabalho muito bom sobre o assunto, cujo grau de apresentação vai depender do grau de receptividade que deixo a cargo da percepção dos colegas, mas também lembrando que, na falta de interesse, devemos encontrar uma maneira de fazer a curiosidade do aluno aflorar (palavra bonita né!). Lembro me muito bem e com carinho de um professor que tive na 4ª série, quando estudei na escola estadual Francisco Ferreira de Freitas, da cidade de Serra Azul, que sempre tinha uma histórinha para nos contar e manter-nos interessados na aula, sempre acompanhada de "moral da história", com bons ensinamentos.
Acredito que toda boa aula de matemática, tem que estar cercada de uma boa história, contada de maneira a criar um clima, porque não dizer, de magia e encantamento, pois não podemos nos esquecer que o nosso público é composto de crianças e jovens.
Bom, segue abaixo o link, para pesquisa desse assunto. Se pesquisarem na internet, "Cardano e Tartáglia", encontraram vários outros sites interessantes sobre esse assunto. Boa pesquisa e bom trabalho a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA CERTA

Mapa de Visitantes