Brincando com absurdos
1) Usando seqüências infinitas
Esse é um assunto muito interessante que pode trazer algumas discussões com os alunos, mostrando que diferentes pontos de vista podem trazer diferentes resultados e conclusões às vezes absurdas, necessitando uma análise e interpretação cuidadosa.
Por exemplo:
Seja a seqüência infinita R = {1; -1; 1; -1; 1; -1; ...}. Seja S a soma destes termos, logo:
S= (1-1) + (1-1) + (1-1) +...= 0
Portanto S = 0 ( I )
Mas em se tratando de uma seqüência infinita, vamos começar a somar a partir do 2° termo e ver o que vai acontecer:
S = 1 + (-1+1) + (-1 +1) + (-1+1) +..... = 1
Nesta abordagem, S = 1 ( II )
Usando outra abordagem, teremos então que:
S = 1 + (-1) + 1 + (-1) + ....
Subtraindo 1 em ambos os termos, teremos:
S – 1 = 1 – 1 + (-1) + 1 + (-1) + ...
S – 1 = (-1) + 1 + (-1) + ...
E a parte do lado direito da igualdade será igual a –S, ou seja:
-S = (-1) + 1 + (-1) + ...
portanto, S – 1 = - S => S + S = 1 => 2S = 1 => S = ½
Agora, S = ½ ! ( III )
Logo, através destes pontos de vista, de I, II e III temos o absurdo
S = 0 = 1 = ½ ou que 0 = 1 = ½
2) Fazendo 2 = 1
Começamos fazendo a seguinte comparação
a = b
multiplicando ambos por a, fica
a^2 = ab
Obs.: a^2 significa: “a elevado ao quadrado”.
subtraindo ambos os termos, por (–b^2), temos
a^2 – b^2 = ab – b^2
(a – b) ( a + b) = b (a – b)
dividindo tudo por (a-b) fica
a + b = b
se a = b, então
a + a = a
2 a = a
dividindo tudo por a, temos
2 = 1
O que também é um absurdo!
Agora seria interessante fazer uma discussão com os alunos e racionalmente chegar aos motivos destes resultados absurdos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário