segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Adivinhe a Senha

Abaixo uma atividade que pode incentivar os alunos a resolverem desafios, podendo ser em equipes ou individuais. Este tipo de problema com arquivos com senha para que, aqueles que conseguirem resolver possam abri-los e colocar seus nomes, é uma boa dica para incentivar os alunos a resolverem estes desafios.
Abaixo o problema com a figura e link para acessar o arquivo que deverá ter uma senha (instruções de como fazer, está no próprio arquivo).
Este exemplo, pode ser indicado para alunos do ensino médio, mas com as devidas adaptações, pode ser levado aos alunos das 7ª e 8ª do Ensino Fundamental.

Segue então:

Dizem que a questão abaixo foi a única que nenhum candidato do concurso público de Analista Judiciário realizado em MG conseguiu realizar com sucesso e que, levado então por alguns alunos para fora do concurso chegaram a conclusão de que alguns matemáticos resolvem ela em uma hora (“que acredito ser um exagero...10 minutos são suficientes, levando em consideração uma pequena pausa para um cafezinho...”), os engenheiros chegam ao resultado em um dia (“exagero...os mesmos 10 minutos são suficientes...”), os físicos levam uma semana para resolver (não respondo por essa área...) e o pessoal de humanas do tipo advogados, Administradores etc... não conseguem resolver e sentem até tontura quando vê a questão.!!! (é o que dizem...não me olhem de cara feia não!).
Se você quer mostrar que é bom para o TRT, que foi quem fez o concurso resolva, e coloque seu nome na lista dos seletos que resolveram a questão abaixo.

Obs.: A senha da LISTA é o resultado da questão.


A figura indica três símbolos, dispostos em um quadrado de 3 linhas e 3 colunas, sendo que cada símbolo representa um número inteiro. Ao lado das linhas e colunas do quadrado, são indicadas as somas dos correspondentes números de cada linha ou coluna, algumas delas representadas pelas letras X, Y e Z..



Nas condições dadas, X + Y + Z é igual a: ???
PS: para salvar seu nome na listagem, salve o arquivo no drive C: antes.

Link do arquivo em Exccel abaixo. Observe que a senha deverá ser cadastrada no arquivo, conforme explicação no próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA CERTA

Mapa de Visitantes