quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DESAFIO DO BOLO

Esta questão caiu na prova da prefeitura para PI-2009, e parece está causando a maior polêmica.

35. A solução....
Qual a maior quantidade de pedaços de bolo que é possível cortar um bolo redondo com quatro cortes retos? (os pedaços não precisam ser do mesmo tamanho).
Resposta: c - quatorze.

Solução: como não é muito didático dar a resposta...pense bem, mas se não conseguir acesse o arquivo no link abaixo.

http://cid-a7e1d5c08c0a8083.skydrive.live.com/self.aspx/.Public/bolo.jpg

4 comentários:

  1. Tudo bem com a resolução de Euripedes, mais não concordo porque o problema diz 4 cortes retos, e que os pedaços não precisam ser iguais, mais no meu entendimento se eu quiser pedaços iguais não teria problema, então não esta dizendo para que eu divida o bolo porque se for para eu dividir o bolo então ficaria 10 pedaços e não 14.

    ResponderExcluir
  2. A questão da prova da prefeitura de Ribeirão Preto Professor I do dia 20/12/2009 tem que ser anulada pois a resposta não esta correta, não pede para que eu divida o bolo ao meio, e se eu cortar com 4 cortes retos eu terei 5 pedaços se dividir ao meio terei 10 e não quatorze.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...
    A questão da prova da prefeitura de Ribeirão Preto Professor I do dia 20/12/2009 a n° 35 (o bolo redondo) tem que ser anulada pois a resposta não esta correta, não pede para que eu divida o bolo ao meio, e se eu cortar com 4 cortes retos eu terei 5 pedaços se dividir ao meio terei 10 e não quatorze.

    28 de dezembro de 2009 20:27

    ResponderExcluir
  4. Este problema é de lógica. Na lógica, devemos pensar de manera "fria". Se no problema não diz o como fazer, então ele nos abre um leque de possibilidades e dentro desse leque, temos uma solução que será a máxima possível. Quando ele diz "cortes não iguais", portanto podemos cortar em partes iguais ou não, mas qual vai nos fornecer o maior número de pedaços? Se ele diz cortes retos, não está dizendo "corte na horizontal", portanto eu posso cortar seja na horizontal, vertical ou mesmo na diagonal mas, com qual corte poderei ter o maior número de pedaços? Façam essa reflexão.

    Euripedes

    ResponderExcluir

HORA CERTA

Mapa de Visitantes