quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sugestão de aula

Uma idéia que considero interessante para tornar uma aula mais interessante é trazer os alunos para a reflexão. Por exemplo, com relação ao caderno 2 do EM, o assunto inicial traz algumas definições de alguns conceitos matemáticos tais como grandezas e relação biunívoca.
O professor pode, em um primeiro momento, perguntar aos alunos sobre seu entendimento sobre o significado da palavra grandeza. Eles poderiam inclusive utilizar o dicionário e a partir daí, dar exemplos de grandezas matemáticas. Observe que no dicionário haverá mais de uma definição para esta palavra, sendo uma delas, uma definição matemática.
Um pouco de história.
Comentando com os alunos, sobre o início da criação dos números na matemática, as primeiras relações feitas pelo homem, ainda na idade da pedra, era de comparações biunívocas (um a um) usando pedrinhas (origem da palavra cálculo) ou marcas em ossos de animais. Existia aí uma relação de marcas ou pedrinhas com os objetos cuja quantidade se queria controlar.
Função.
Quando uma determinada grandeza aumenta ou diminui, causando um aumento ou diminuição de outra grandeza matemática, chamamos a essa relação de função. Uma grandeza depende da outra ou ainda, uma grandeza varia em função da outra. Um exemplo muito comum do dia a dia é a cobrança feita por uma transportadora, onde a grandeza “valor do frete/carreto” depende, entre outras grandezas, da distância da entrega do produto.
Os alunos pensam.
A partir desta explanação, os alunos podem ser separados em grupos para discutirem outras relações de grandezas que podem ocorrer no dia a dia e socializar suas idéias com todos os outros grupos.

Pesquisa direcionada: Um dos grupos de alunos poderiam visitar transportadoras a fim de pesquisarem junto a estas, as grandezas e cálculos relacionados á cobrança do frete, apresentando os resultados a todos.
Mande sua sugestão que estarei publicando no blog. Aceito críticas construtivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA CERTA

Mapa de Visitantes