quinta-feira, 9 de abril de 2009

CURIOSIDADE MATEMÁTICA

O número quatro está muito mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Algumas espécies animais estão dotadas de uma percepção numérica, como por exemplo, o pintassilgo que reconhece, por exemplo, a quantidade de ovos em seu ninho. Se ele tiver 4 ovos em seu ninho, e retirarmos 1, ele ainda continua a chocar os ovos restantes. Se tirarmos mais um e deixarmos dois ovos, ele abandona o ninho.
O ser humano também possui essa mesma percepção. Quando a quantidade de objetos for até quatro, reconhecemos imediatamente e acima dessa quantidade, em geral contamos um a um para determina-la.
Os romanos davam nomes aos filhos do sexo masculino tais como Appius, Aulius, Gaius, Lucius, Marcus, Servius, etc, e apenas aos quatro primeiros. Do quinto filho em diante, os nomes eram Quintus, Sextus, Octávios, Décimus ou mesmo Numerius (numeroso). O mesmo se aplica aos meses do ano (que eram apenas dez, no calendário romano) que começava em Março, chamado de Martius, depois vinha Aprilis (Abril), Maius (Maio), Junius (Junho), e a partir daí, vinha Quintilis, Sextilis, September, October, November e December.

Bibliografia:
Ifrah, Georges. Os números: história de uma grande invenção. Tradução Stella Maria de Freitas Senra. 4ed – São Paulo: Ed. Globo, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA CERTA

Mapa de Visitantes