sexta-feira, 17 de abril de 2009

OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBMEP

Senhores Diretores, Professores e Coordenadores


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) já está com inscrições abertas no site www.obmep.org.br. A inscrição dos alunos no site é de responsabilidade dos professores e diretores das escolas e vai até o dia 15 de maio.
Os alunos participantes da 5ª OBMEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir:
§ Nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
§ Nível 2 – alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
§ Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

Obs.:
a) Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental, 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), deverão ser inscritos, respectivamente, para as provas dos níveis 1 e 2. Os de ensino médio, para a prova do Nível 3.
b) Os alunos que mudarem de série ao fim do primeiro semestre participarão das provas da OBMEP no Nível correspondente à série/ano que estiverem cursando por ocasião da inscrição de sua escola na OBMEP.
c) Participam das provas da OBMEP somente os alunos que, na data da realização da prova, estiverem regularmente matriculados nas escolas inscritas na OBMEP. Não poderão participar das provas aqueles que estavam matriculados na época da inscrição da escola, mas que dela vieram a se desligar, seja por conclusão de curso, por transferência ou por quaisquer outros motivos.
d) A escola que tiver, dentre seus alunos classificados na 1a Fase, aluno que será transferido para outra escola pública (municipal, estadual ou federal) na ocasião das provas da 2a Fase, deverá comunicar à Coordenação Geral da OBMEP a transferência do aluno, indicando sua escola de destino (a informação deverá ser enviada no período de envio dos cartões-resposta dos alunos classificados). Esse aluno será incluído na listagem de classificados de sua nova escola, desde que esta esteja inscrita na OBMEP.

A OBMEP será desenvolvida em 2 (duas) Fases:

Primeira Fase: consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.
Segunda Fase: consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª Fase.
Caberá a cada escola selecionar os alunos com melhor desempenho na Primeira Fase e que participarão da Segunda Fase, como também fixar previamente critérios de desempate a serem aplicados, quando necessário, de modo a não exceder sua cota de 5% (cinco por cento) em cada Nível.
Demais informações podem ser pesquisadas no site da OBMEP.

domingo, 12 de abril de 2009

SOLUÇÃO DO XADREZ

PRETAS: G1G4
BRANCAS: F4G4
PRETAS: C4E6 (XEQUE)
BRANCAS: DEFENDE O REI
PRETAS: E6G4 (GANHA UMA PEÇA)

EXTRA, EXTRA!

Existe um programa para desenho geométrico chamado GeoGebra, muito útil e fácil de utilizar. Pode ser instalado no Windows ou no sistema operacional Linux. Basta acessar o site http://www.geogebra.org/cms/ e baixar o programa. Se ao instalar aparecer uma msg de erro, é necessário instalar um programa Java mais atualizado. No site tem link para instalar o Java também. Se precisar de um manual de utilização, basta pedir, pois tenho disponível. Tenho certeza que a garotada vai gostar de utilizar mais este progama na SAI.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

UMA DIVISÃO DIFERENTE

Como fazer a divisão de 87425 por 379 usando um método de aproximações.
Bom, podemos utilizar uma tabela como segue abaixo:
DIVISOR.......X.......RESULTADO........ ACUMUL. ........ACUM-DIVIDENDO
379...............100........ 37900..................37900................49525
379...............100.........37900..................75800................11625
379.................30..........11370.................87170.................00255


Portanto o resultado da divisão de 87425 por 379 resulta em aproximadamente 100+100+30 = 230.

Se quiser mais precisão, sobraram 255/379 ou 2,55/3,79. Adotando a fração 2/3 como valor aproximado, ou se preferir 3/4, teremos aproximadamente 0,666...ou 0,75. Logo, 230 + 0,67 = 230,67 para a fração 2/3 e 230,75 para a fração ¾. Pela média dos dois (ou até usando o “bom senso”) e arredondando, teríamos o valor final de 230,7.

Na calculadora: 230,6728...
Sempre aberto a críticas...construtivas heim...

ALGORITMOS

Segue abaixo, link com informações interessantes sobre algorítmos, com "receitas" do Algoritmo de Euclides, Crivo de Erastótenes, Máquina de Turing e Frações contínuas (assunto da 8ª do EF, pag. 23 do caderno do aluno, 1º bimestre). Vale a pena dar uma olhadinha.

http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/File/CV_132/2007-06-01-Sobre_o_conceito_de_algoritmo.doc

CURIOSIDADE MATEMÁTICA

O número quatro está muito mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Algumas espécies animais estão dotadas de uma percepção numérica, como por exemplo, o pintassilgo que reconhece, por exemplo, a quantidade de ovos em seu ninho. Se ele tiver 4 ovos em seu ninho, e retirarmos 1, ele ainda continua a chocar os ovos restantes. Se tirarmos mais um e deixarmos dois ovos, ele abandona o ninho.
O ser humano também possui essa mesma percepção. Quando a quantidade de objetos for até quatro, reconhecemos imediatamente e acima dessa quantidade, em geral contamos um a um para determina-la.
Os romanos davam nomes aos filhos do sexo masculino tais como Appius, Aulius, Gaius, Lucius, Marcus, Servius, etc, e apenas aos quatro primeiros. Do quinto filho em diante, os nomes eram Quintus, Sextus, Octávios, Décimus ou mesmo Numerius (numeroso). O mesmo se aplica aos meses do ano (que eram apenas dez, no calendário romano) que começava em Março, chamado de Martius, depois vinha Aprilis (Abril), Maius (Maio), Junius (Junho), e a partir daí, vinha Quintilis, Sextilis, September, October, November e December.

Bibliografia:
Ifrah, Georges. Os números: história de uma grande invenção. Tradução Stella Maria de Freitas Senra. 4ed – São Paulo: Ed. Globo, 1992.

HORA CERTA

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